A Shein é uma loja virtual do mercado de fast fashion, e sua alavancagem se deu através das redes sociais e muitos canais do YouTube. Porém, já se vê muitos vídeos na internet sobre porque não comprar na Shein? Confira muitas explicações sobre o processo e fabricação de produtos da Shein.
Você sabe o que significa o conceito “fast fashion”? Moda rápida e descartável. Vejamos em uma busca rápida na internet que muitos varejistas não possuem muita transparência no quesito “fast fashion”.
Confira também: Como funciona o Pix parcelado do Mercado Pago? Confira

Por que não comprar na Shein?
Muitos assuntos andam surgindo na internet sobre essa questão. No post de hoje, trouxemos um artigo bastante completo sobre esse assunto.
Confira alguns tópicos do texto:
- Redes Sociais;
- Os efeitos do sucesso ao meio ambiente;
- Falta de transparência sobre o processo de produção;
- Resposta da Shein sobre as acusações;
- Vantagens de comprar na Shein;
- Desvantagem de comprar na Shein.

Redes Sociais
Atualmente já se encontra muitos artigos na internet e vídeos sobre a acusação de trabalho escravo na fabricação de produtos da Shein, ou se trata de uma polêmica envolvendo o assunto, ou até mesmo o chamado “efeito eco” reproduzido na internet.
Não podemos esquecer que na internet o “efeito eco” se reproduz, ou seja, ao surgir uma polêmica, um portal de notícia pública e os outros reproduzem a mesma matéria.
Muitos portais de notícias vivem disso, publicando notícias ou polêmicas sobre determinados assuntos que estão em pauta no momento.
A gigante da moda virtual chinesa, coloca no mercado produtos em alta tendência, que oferecem conforto e qualidade.

Os efeitos do sucesso ao meio ambiente
Com origem em 2012, a Shein é atualmente avaliada em cerca de 100 bilhões de dólares. E como mencionamos no início no post, a sua missão é oferecer um design moderno com preço acessível a milhares de pessoas.
O problema é a consequência do meteoro da compra em larga escala, e como são usados e descartados no meio ambiente.
O modelo de consumo impulsivo, nos traz o conceito de acompanhar a velocidade da moda, não repetir roupas, e a ser inconsequente quando não pensamos no meio ambiente, na tonelada de resíduo têxtil por ano no planeta.

Falta de transparência sobre o processo de produção
A indústria da moda fast Fashion é acusada de manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, isso porque as roupas precisam ser produzidas de forma rápida, em larga escala.
Uma pesquisa feita pela Suíça public Eye, em 2020, sobre fornecedores da Shein, constataram que funcionários são pagos por item produzido, que a jornada de trabalho é excessiva, e que não há contrato de trabalho, hora extra e salário base.
Como consumidora da Shein, acho o assunto um pouco polêmico, pois atrás de preços atrativos, existem trabalhadores explorados não só na Shein, mas em muitos supermercados, em central de telemarketing, em varejistas nomeadas no mercado há anos… e por aí afora, em pautas que muitos não mencionam.

Resposta da Shein sobre as acusações
A Shein nega todas as acusações e em seu site consta página de sustentabilidade e impacto no meio ambiente, assim como página social, e carreiras.

Vantagens de comprar na Shein
Ao entrar no site da Shein, ou aplicativo, a pessoa recebe cupom de desconto, frete grátis, recompensa por acumular pontos e reduzir o valor da compra.
Como consumidora da Shein, sempre tive a entrega das roupas dentro do prazo estimado como vantagem, atendimento com o chat.

Desvantagem de comprar na Shein
- Círculo vicioso: O consumo exagerado que provoca em muitas pessoas, será um problema visto em larga escala para o meio ambiente futuramente.
- Peças com pouco durabilidade: muitos produtos da Shein são fabricados a partir de matérias-primas baratas como o poliéster.

Conclusão
Por que não comprar na Shein?
Essa e outras perguntas, muitas pessoas fazem, porém, é necessário ter experiência e assim conclusão se deve ou não comprar na loja virtual.